00000000
Data: 1 e 2 de abril de 2016
Horário: das 16h às 19h e das 8h às 17h
Local: Av. Nossa Senhora da Penha, 1495 - 11º andar - Auditório - Torre A | Ed. Corporate Center | Vitória - ES
Ministrante: Luiz Everardo Muezerie
Cursos:
1. Gestão de Indicadores na Farmácia
Objetivo:
• Fornecer aos participantes conhecimentos práticos sobre como implantar e utilizar indicadores de gestão para a Farmácia Magistral
Carga Horária:
180 minutos
Conteúdo Proposto:
• Introdução e Objetivos
• O Ciclo de Gestão na Farmácia Magistral
• Planejamento: conceito e tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) e sua importância para a gestão de indicadores
• Como Estabelecer Objetivos e metas e definir as métricas de monitoramento (Indicadores de desempenho)
• Sistemas de Informações: conceito e ferramentas para tomada de decisão
• Importância do uso de indicadores na gestão de um negócio e como selecioná-los
• Que aspectos devem ser considerados quando da implantação dos indicadores:
o Relação de causa e efeito
o Requisitos para definir as metas
• Tipos de Indicadores:
o Estratégicos
o Econômico financeiros
o Clientes e Mercado
o Gestão de RH
o Gestão de Processos: qualidade, produtividade, capacidade
o Gestão de Suprimentos e Fornecedores
• Como acompanhar e avaliar os indicadores de desempenho:
o Reuniões regulares (semanais, diárias)
o Análise de relatórios e definição de ações
2. Gerenciamento de Custos Fixos e Variáveis para Redução de Despesas
Objetivos:
• Fornecer aos participantes conhecimentos práticos sobre a gestão de custos fixos e variáveis.
• Orientar os participantes na correta aplicação dos conceitos sobre gestão de custos para a redução das despesas na farmácia
Carga Horária:
180 minutos
Conteúdo Proposto:
• Introdução e Objetivos
• O Ciclo de Gerenciamento: PERA
• Visão Geral da Empresa Varejista:
o Gestão de custos na Farmácia
• Conceito de custo e despesa:
o Custo fixo e variável
o Identificando e calculando os custos
o Como controlar os custos
o Identificando e calculando as despesas
o Como controlar as despesas
• Margem de Contribuição
• Ponto de Equilíbrio
• Ciclo Operacional
• Ciclo de Caixa
• Estrutura de Resultados
3. Planejamento de Compras e Estoques
Objetivos:
• Fornecer aos participantes conhecimentos práticos sobre o planejamento de compras de matérias primas e insumos e a correta gestão dos estoques
Carga Horária:
180 minutos
Conteúdo Proposto:
• Introdução e Objetivos
• O Ciclo de Gerenciamento: PERA
• Visão Geral da Empresa Varejista
• O que é Gestão de Estoques e sua importância para a farmácia:
o Giro de estoque
o Cobertura de estoque
o Nível de serviços ao cliente
• Administração de Materiais:
o Planejamento de compras
• Serviços de Compra: Fluxo e formas de controle:
o Codificação dos materiais
o Cadastro de fornecedores
o Requisição de compra
o Ficha de Produto
• Cuidados ao Receber:
o Controles quantitativo e qualitativo
• Inventários
o Tipos e métodos
• Técnicas de Gestão de Estoques:
o Ponto de Reposição ou estoque mínimo
o Estoques para Demanda (quantidade fixa e período variável)
o Reposição periódica
o Just in Time
o Curva ABC
Ministrante:
Luiz Everardo Muezerie
• Sociólogo formado pela UNICAMP, EM 1983.
• Especialização em Coordenação de Grupos Operativos (Instituto Pichon Riviere).
• É palestrante em congressos na(s) área(s) de Recursos humanos e Gestão Empresarial. Lecionou no Instituto Racine, nos cursos de Pós Graduação em Gestão e Tecnologia Farmacêutica na disciplina de Gestão de Pessoas. Professor da Disciplina de Planejamento Estratégico no Programa Gestão de Micro e Pequenas Empresas da Federação das Associações Venetas do Estado de São Paulo, em parceria com a FASM - Faculdade Santa Marcelina.
• Possui artigos publicados em revistas especializadas do segmento farmacêutico.
• Atuante no segmento farmacêutico desde 1997.
• Trajetória profissional de mais 25 anos em Empresas Nacionais e Multinacionais de porte (American Express, Antarctica, Comercial Gentil Moreira – Casa Moreira, NACCO Materials Handling Group, SENAC, VBMC Consultores) como executivo e consultor nas áreas de Gestão Empresarial e Recursos Humanos.
• Atualmente é Sócio Diretor da MF Soluções Empresariais, onde atua em Projetos de Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Renovação Organizacional e Gestão de Mudanças, tendo desenvolvido e implantado mais de trinta projetos para os mais diferentes segmentos de mercado, inclusive a indústria farmacêutica.
Investimento:
Associados: R$ 200,00
Não associados: R$ 300,00
*a segunda inscrição de um mesmo CNPJ tem 20% de desconto, a partir da terceira tem 30% de desconto
Inscrições:
Telefone: (27) 3235-7401
Email: anfarmag.es@anfarmag.org.br