Compartilhar
Facebook
Twitter
XV Encontro Paulista de Farmacêuticos
20/01/2015

O tema do XV Encontro Paulista de Farmacêuticos, que realizaremos em janeiro de 2015, será “Superando desafios: O farmacêutico e o cuidado ao paciente”.
 
Em vários setores de atuação, o trabalho do farmacêutico tem se voltado para o cuidado ao paciente. Mudanças recentes reconhecem e garantem a execução de nosso papel como profissionais de saúde:
2009: a RDC 44 da Anvisa garantiu a prestação de serviços farmacêuticos e a atenção farmacêutica em farmácias;
2013: a Resolução 585 do CFF regulamentou as atividades clínicas do farmacêutico e a Resolução 586, a prescrição farmacêutica;
2014: a Lei 13.021 definiu que a farmácia é “uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica” e quais são as atividades do farmacêutico na atenção ao paciente.

Hoje temos o reconhecimento legal e social da importância de nossa profissão. Mas com as mudanças vieram também os desafios.
 
No seminário “Superando desafios: o farmacêutico e o cuidado ao paciente” pretende-se integrar a ideia e o propósito central de cuidado ao paciente como uma prática farmacêutica modificadora, possível e necessária. Contaremos com palestrantes renomados e uma experiência internacional, o farmacêutico clínico dr. Douglas Slain, ganhador do prêmio “Clínico do ano de 2007” nos EUA.

Para enriquecer o evento, contaremos também com a palestra de encerramento “Superando Desafios com Ética!” ministrada por Roberto Carlos Ramos, pedagogo e mestre em educação pela UNICAMP. Sua história de vida inspirou o cineasta Luiz Villaça a produzir o longa metragem “O contador de histórias”, um exemplo de que não existem desafios e obstáculos que não possam ser superados e que o cuidado é capaz de transformar vidas.

Programação:

8h30 - Abertura

9h00 - Palestra Internacional: Cuidados farmacêuticos nos EUA
Cooperação Técnica CRF-SP e Universidade de Sorocaba – UNISO
Ministrante: Prof. Dr. Douglas Slain 
Farmacêutico e doutor em Farmácia Clínica pela Universidade de Duquesne (EUA). Residência em Farmacoterapia de Doenças Infecciosas na Universidade da Virgínia. Docente universitário há 20 anos, atualmente é professor nas faculdades de Farmácia, Enfermagem e Medicina e em cursos de Pós-Graduação da Universidade de West Virginia (WVU). Diretor do Programa de Residência em Doenças Infecciosas da WVU. Recebeu o prêmio “Clínico do ano de 2007” da Society of Infectious Diseases Pharmacists.

10h00 - Cuidados Farmacêuticos na Farmácia
Ministrante: Dra. Maria de Fátima Cardoso Aragão
Farmacêutica com pós-graduação em Farmácia Magistral. Segmento de atuação: farmácia comunitária. Foi RT de uma das farmácias comunitárias da Rede G. Barbosa em Sergipe, onde desenvolveu o programa de cuidados ao paciente. Atualmente é tesoureira do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Sergipe e gerente farmacêutica da Farmácia Científica/Farmácia-Escola da Universidade Tiradentes-UNIT.

10h30 - Intervalo

10h45 - Cuidados Farmacêuticos na Farmácia Hospitalar
Ministrante - Dra. Nathalia Ferraz
Farmacêutica, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Atenção Farmacêutica - Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine, mestranda do Grupo de Doenças Cerebrovasculares da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Farmacêutica clínica das unidades de terapia intensiva e do Programa AVCi Joint Comission do Hospital Santa Paula. Docente de cursos de pós-graduação.

11h15 - Formação do farmacêutico para atuação na área clínica
Ministrante - Silvia Storpirtis 
Farmacêutica-bioquímica com mestrado e doutorado pela FCF-USP. Especialista nas áreas de “Biofarmácia e Farmacocinética” e “Farmácia Clínica” pela Universidade do Chile. Professora responsável pela disciplina “Biofarmacotécnica” e corresponsável pela disciplina “Fundamentos de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica” na FCF-USP. Coordenadora Docente da Farmácia Universitária da FCF-USP, reinaugurada como um polo de ensino, pesquisa e extensão à comunidade em assistência e atenção farmacêuticas.

11h45 - Discussão

13h00 - Almoço

14h30 - Superando Desafios com Ética
Ministrante - Roberto Carlos Ramos
Pedagogo pela UFMG e mestre em Educação pela UNICAMP. Eleito um dos dez melhores contadores de história da atualidade em Seattle, nos EUA. Foi um dos personagens escolhidos pela Associação Brasileira de Anunciantes para participar da campanha “O melhor do Brasil é o brasileiro”.
Aos 6 anos de idade, Roberto foi levado voluntariamente por sua mãe à Febem de Minas Gerais, por acreditar que era um local que educava filhos menores de famílias pobres. Convivendo com todo tipo de humilhação, teve em seu prontuário, 132 fugas (registradas dos 6 aos 13 anos), sendo considerado por seus “educadores” como um caso irrecuperável. 
Sua trajetória de vida inspirou o cineasta Luiz Villaça e a atriz Denise Fraga a produzirem o filme “O contador de histórias”. Sua postura positiva perante a vida, com força de vontade e coragem para enfrentar desafios, o qualificou como palestrante de renome internacional. Entre uma e outra história, Roberto Carlos mostra com bom humor que é possível superar as dificuldades por maiores que elas sejam.

16h00 - Encerramento

Você aceita este desafio? PARTICIPE!

Inscreva-se no XV Encontro Paulista de Farmacêuticos:

Tel: (11) 3067-1468 ou clique aqui

Evento gratuito. Solicitada doação de uma lata de leite em pó ou um pacote de fralda geriátrica.

O CRF-SP se reserva ao direito de cancelar as atividades que não alcançarem o número mínimo de inscritos.